A Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, dia 30, a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit Illis” do Papa Francisco com a qual se institui o III Domingo do Advento como o Domingo da Palavra de Deus. A carta foi publicada hoje, dia dedicado a São Jerônimo, que traduziu a Bíblia para o latim.
Na sua carta, o Papa explica que com essa decisão quis responder aos muitos pedidos dos fiéis para que na igreja se celebrasse o Domingo da Palavra de Deus.
Já no Concílio Vaticano II, a igreja deu um grande impulso à redescoberta da palavra de Deus com a Constituição Dogmática “Dei Verbum”. Francisco lembrou ainda os grandes impulsos dados pelo Papa Emérito Bento XIV, que em 2008, convocou um sínodo com o tema “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja” e escreveu a Exortação Apostólica “Verbum Domini”.
“O Domingo da Palavra de Deus situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos”, escreveu Francisco.
A íntegra do Motu Próprio já se encontra no site do vaticano. http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/motu_proprio.index.html