Completando 457 anos, o Rio de Janeiro com uma longa e rica história de existência, é uma cidade conhecida no mundo inteiro pela sua beleza natural e principalmente humana, com um povo formado de tantas origens – europeias, africanas etc. Uma cidade que serviu e serve de inspiração para rezar, contemplar e maravilhar-se. Como nos disse uma vez São João Paulo II: “a cidade do Rio de Janeiro, cria uma inspiração, ao ver continuamente esta arquitetura divina e também a arquitetura humana. Ora a arquitetura divina predomina, é superior à humana, mas também se vê que o homem é um arquiteto, o homem é feito à imagem de Deus”. (São João Paulo II)
Assim como por sua beleza, o Rio de Janeiro é conhecido também pelos inúmeros desafios que possui. Estes desafios são provas que enfrentamos no dia a dia, que não são fáceis, mas que para vencê-los precisamos lutar, sermos otimistas, corajosos e confiarmos em Deus sem perdermos a esperança. Não é uma missão simples e de uma única pessoa, nós somos chamados a construir, a fazer nossa parte, na construção de um mundo mais justo, humano e fraterno. Quem faz a diferença somos nós. As mudanças acontecerão realmente, quando mudarmos e nos tornarmos melhores. A missão de tornar esta cidade a “casa comum”, um lugar de paz depende de mim e de você.
Cada um, cada uma, com sua responsabilidade, coloque em seu coração o desejo de fazer o melhor. Que cada um de nós faça a sua parte – e os cristãos, mais ainda. Aqueles que tem consciência que são filhos de Deus e irmãos entre nós, sejam o que façam chegar a todas as pessoas, contagiando a todos, a beleza de fazer o bem ao outro. Além disso, de passar pelo mundo ajudando as pessoas e transmitindo boas noticias. Transmitindo alegria, do Cristo presente no meio de nós.
O mundo, como temos visto, está cheio de injustiças e maldades, ocasionando guerras e mortes. Mas cada um de nós é chamado a ter esperança e trabalhar pela paz, onde quer que esteja: na casa com a família, no trabalho, na vida acadêmica, com amigos e até mesmo com os que pensam diferentes. Tudo pode parecer uma utopia, algo não realizável, mas sabemos que o mundo vai se transformando com aqueles que sonham e lutam por tempos novos. Tempos novos, pessoas novas, mundo novo.
Muitos homens e mulheres bem próximos de nós assim viveram e servem de exemplo, como Santa Teresa de Calcutá e Santa Dulce dos Pobres. Chamados a cuidar dos mais necessitados, começaram de forma simples, não imaginaram quanta coisa iria acontecer, mas seus gestos ultrapassam fronteiras. E muitas são as pessoas que talvez estejam no anonimato que buscam dia após dia fazer o bem e promover a paz. As coisas parecem pequenas no início, e por nós mesmos não conseguimos realizar, mas quando vem de Deus acontecem maravilhas. Precisamos ser ousados em promover a paz, os discursos ajudam a refletir o caminho a seguir, mas os atos concretos criam pontes para o diálogo, a tolerância e o respeito.
Todos que nesta cidade maravilhosa, exuberante pela sua história, beleza natural e principalmente seu povo, buscam os seus direitos quanto ao trabalho, à moradia, saúde, educação, dignidade de ir e vir, deve fazer sem ódio ou rancor no coração. Deve amar indistintamente as pessoas, e rezar uns pelos outros.
Muitos que aqui vivem, assim como eu, chegamos a esta cidade e fomos recebidos pela tão conhecida e calorosa acolhida do povo carioca. E desta forma sentimo-nos não como estrangeiros, mas como cariocas de coração. Cada pessoa que chega nesta cidade para viver, trás um pouco da sua história e do seu desejo de plasmar na sua vida, o estilo tão singular do cidadão carioca, conhecido mundialmente no seu modo de ser.
O Rio de Janeiro pode e deve ser uma cidade que busca a paz e as oportunidades iguais para todos, ninguém deve sentir-se excluído, mas todos nós somos convidados a criar condições de ver no outro, não uma ameaça, mas uma mão que ajuda tornar esta cidade cada vez mais maravilhosa.
Caríssimo Eduardo Paes, prefeito e representante deste povo, tens uma grande responsabilidade, em uma cidade tão bela e tão cheia de desafios, mas tens também uma grande oportunidade de nos conduzir para um futuro melhor e digno para todos. Por isso, queremos pedir ao Cristo, que envie a sua sabedoria para você e todo o seu time. E que saibas olhar para as necessidades desta cidade e desta gente, com os olhos do Senhor.
Parabéns a Cidade do Rio de Janeiro!
Parabéns a todos os cariocas, os de alma e de coração!
Que São Sebastião nos proteja e nos faça verdadeiros mensageiros de Paz e de Justiça!