O terço pelo fim da pandemia será rezado hoje no Brasil, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte. A intenção do terço desta quinta-feira será pelos jovens. A oração do terço neste mês, em santuários espalhados pelo mundo, foi um pedido do Papa Francisco.
Em entrevista ao Vatican News, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, disse que ele e o santuário estão muito gratos ao Papa, pois seu gesto anima muito a todos. “É uma demonstração do amor que o Papa tem à Aparecida, um gesto de muita fé e que o santuário vai fazer com profundo sentimento de gratidão”.
O terço será às 13h, mas o santuário vai começar a se preparar mais cedo, às 11h. Os jovens que irão participar são adolescentes beneficiados pelas obras sociais do santuário nacional e jovens que trabalham em diversos setores da basílica. NO final, eles vão entronizar a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o rito e homenagear a Padroeira do Brasil depositando flores diante do altar. As músicas serão entoadas pelo projeto de educação musical do Santuário de Aparecida, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A relação do Papa com a basílica começou em 2007, quando o então Cardeal Bergoglio participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Em 2013, quando ele veio ao Rio participar da Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre fez questão retornar à Aparecida, onde celebrou a sua primeira missa como Papa fora do território italiano.
A Rádio Catedral transmitirá o terço, às13h.