O Dicastério para os Leigos, Família e Vida apresentou a programação do 10º Encontro Mundial das Famílias, que será realizado neste mês, em Roma, dos dias 20 a 26. A subsecretária do dicastério, Gabriella Gambino, afirmou que o encontro deste ano não terá palestras estruturadas com conteúdo teológico-doutrinal, mas ele irá proporcionar momentos de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial. Ainda haverá espaço para testemunhos e encontros paroquiais.
O encontro contará com 2 mil delegados de todas as partes do mundo, entre eles delegação da Ucrânia. Ele será dividido em cinco conferências, com cerca de 30 discursos e oradores. Entre os temas que serão debatidos estão: a co-responsabilidade dos cônjuges e sacerdotes na pastoral das igrejas particulares; algumas dificuldades concretas das famílias nas sociedades atuais; a preparação dos casais para a vida matrimonial; algumas situações de periferia existencial dentro das famílias; e a preparação dos formadores em uma Pastoral Familiar cheia de desafios e questões difíceis. Os jovens e os idosos também estarão no centro dos debates, e ainda o âmbito do amor familiar nas provações, como o da traição, do perdão, e do abandono conjugal.
O Encontro Mundial das Famílias contará com a presença do Papa Francisco na abertura, e ele presidirá a missa de encerramento, no dia 26, na Praça de São Pedro.
A programação completa você encontra no Vatican News.