A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil completa amanhã 70 anos de fundação. As comemorações do ano jubilar começaram no ano passado, com o tema “Comunhão, participação e missão”, com diversas atividades durante todo o ano
O presidente da CNBB, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, declarou nas redes sociais que celebrar a história da conferência não constitui simples comemoração, mas oportunidade para contemplar o passado. “Os desafios vencidos dos que nos precederam na missão de proclamar a palavra de Deus revigoram sempre e cada vez mais o nosso compromisso de ajudar o Brasil a se tornar mais justo, solidário e fraterno”.
Nesta sexta-feira, será celebrada uma missa em ação de graças no Auditório São João XXIII, na sede da entidade, em Brasília, às 10h. Depois, Dom Walmor vai abençoar o auditório e a Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, que foram construídos recentemente pelas comemorações dos 70 anos. A missa será transmitida ao vivo pelas redes sociais.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi fundada no dia 14 de outubro de 1952, no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, hoje residência oficial do Arcebispo do Rio de Janeiro. Nesses 70 anos, teve 13 presidentes, sendo que o seu primeiro presidente foi o Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vascosncelos Motta, então Arcebispo de São Paulo.