É com alegria que a Arquidiocese tem mais um vicariato territorial, o Vicariato Tijuca. A missa de criação vai ser presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, no dia 31 de outubro, às 19h, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel. Na ocasião, o cardeal dará posse ao vigário episcopal, cônego Valtemário Frazão.
Com o Vicariato Tijuca, agora a arquidiocese tem 13 vicariatos territoriais. Os outros são: Vicariato Oeste, Vicariato Barra, Vicariato Leopoldina, Vicariato Norte, Vicariato Madureira, Vicariato Anchieta, Vicariato Jacarepaguá, Vicariato Cascadura, Vicariato Campo Grande, Vicariato Sul, Vicariato Urbano e Vicariato Santa Cruz.
Além dos vicariatos territoriais, ainda tem: Vicariato para as Associações de Fiéis ditas Irmandades, Confrarias, Ordens Terceiras e Devoções; Vicariato para a Caridade Social; Vicariato de Pastoral; Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade; Vicariato para a Caridade Social; Vicariato para a Cultura; Vicariato para a Comunicação Social; Vicariato para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedade de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades; e Vicariato para a Educação.