Faleceu na noite de ontem, aos 95 anos de idade, vítima da covid-19, o Arcebispo Emérito de Brasília, Cardeal Dom José Freire Falcão. Ele estava internado, desde o dia 17 de setembro, no Hospital Santa Lúcia, onde veio a falecer às 22h4. O cardeal foi internado por medida preventiva, ao ser testado positivo para o coronavírus, mas seu quadro de saúde piorou na madrugada de sexta-feira.
Dom José Freire Falcão nasceu no dia 23 de outubro de 1925, e era cearense, da cidade de Ereré. Entrou no seminário aos 14 anos de idade, e foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1949. No dia 17 de junho de 1967, o Papa São Paulo VI o tornou bispo da cidade de Limoreiro do Norte, no Ceará, onde ficou até 1971, sendo transferido para a Arquidiocese de Teresina, no Piauí. Em 1984, foi transferido para Brasília, onde permaneceu na frente da diocese até 2004, sendo o segundo arcebispo da capital, se tornando arcebispo emérito. No consistório de 28 de junho de 1988 se tornou cardeal nas mãos de São João Paulo II. Dom José Freire Falcão participou do conclave que elegeu o Papa Emérito Bento XVI.
Com o seu falecimento, o Brasil tem agora sete cardeais: Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro; Dom Claudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo; Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de Salvador; Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida; Dom João Braz Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica; e Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.