O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Santo Padre divulgou o calendário das celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco para os meses de abril e maio, destacando a Semana Santa. Depois de dois anos sem participar da Via Sacra, por causa da pandemia, a celebração retornará este ano pelas ruas de Roma, com o Santo Padre encerrando no Coliseu.
No dia 10 de abril, Domingo de Ramos, ele presidirá a missa na Praça de São Pedro. Todas as celebrações do Tríduo Pascal serão na Basílica de São Pedro: a Missa de Crisma, com a renovação das promessas sacerdotais e a bênção dos santos óleos, na Quinta-Feira Santa; a celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa; e a Vigília Pascal, no Sábado Santo. A Santa Sé ainda não divulgou a onde será a Missa dos Lava-Pés, na quinta-feira. No Domingo de Páscoa, ele ocupará a sacada central da basílica para a bênção Urbi et Orbi.
No dia 24 de abril, será celebrado o domingo da Divina Misericórdia; e no V Domingo da Páscoa, 15 de maio, o Papa presidirá a santa missa com o rito de canonização de 10 beatos.